A importância da gestão administrativa nas farmácias e drogarias

Pequenas e médias empresas estão cada vez mais fechando suas portas. O motivo principal está na gestão administrativa, uma capacitação só não basta, é preciso dedicar tempo a esta tarefa ou delegar a um profissional capacitado. É claro que estas informações servem para tomar decisões e “fazer acontecer”, sem isso de nada adiantam. A farmácia poderá a qualquer momento passar por uma crise “financeira” e não ter uma solução, porém antes de tudo é preciso definir um objetivo e um cronograma para chegar lá.

É no mínimo insano um colaborador imaginar que se a farmácia na qual ele trabalha vai mal, terá aumento de salário, benefícios e um futuro profissional promissor. Tenho visto que a principal dificuldade que leva a crises e falências é justamente a gestão dos recursos financeiros, aliás, noto que no mercado as farmácias que estão ganhando dinheiro têm como proprietários empresários, administradores, ou seja, profissionais que sabem gerenciar muito bem os recursos da empresa e tomam decisões usando indicadores financeiros, buscando uma melhor lucratividade, afinal, o objetivo não é ganhar dinheiro, mas sem ele a empresa não cumprirá seu propósito. Excelência no atendimento não é suficiente para manter uma empresa, a gestão administrativa deverá ocupar um lugar de honra no dia-dia de trabalho. As empresas costumam “quebrar” e ter dificuldades do “balcão para dentro”.

Tendências indicam que o mercado vai continuar a crescer pelos próximos anos, então precisamos estar preparados, pois isto não significa que iremos ganhar mais dinheiro, ao contrário, podemos ganhar apenas mais trabalho. A farmácia pode ser uma empresa que gera riqueza para seus donos, mas com certeza é o caminho mais rápido para perder tudo o que se ganhou na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *