Ter uma estratégia é melhor do que não ter nenhuma

Clientes mais informados, sujeitos a mudanças rápidas e bem menos fieis às marcas e empresas, mais sensíveis a preço, disposto a trocar conveniência por preço usa a internet cada vez mais como canal de compras e pesquisa de preços no varejo farmacêutico.  Os consumidores tem hoje em dia autonomia para escolher qual farmácia e produto melhor satisfaz suas necessidades, o consumidor passa a realizar comparações de preços e vantagens via internet e se associar com outros consumidores para opinar sobre o estabelecimento, produtos, reclamar sobre seus serviços ou compartilhar ações vantajosas da farmácia.

Não é possível sobreviver aos desafios do mercado sem uma estratégia definida. Embora nem sempre as empresas sigam um processo estruturado e planejado, terão que fazer escolhas estratégicas, que são essenciais para o futuro do negócio e que definirão seu posicionamento mercadológico: que tipo de serviços e atendimento a nossa empresa vai oferecer, a quem vamos atender, como se destacar dos concorrentes. Portanto mesmo sem uma estratégia planejada ou estruturada surgirá uma gerada pelo dia a dia da farmácia.

O mercado farmacêutico é um mercado atraente e, portanto vai sempre atrair muitos concorrentes. No ambiente econômico desfavorável e sem perspectivas de melhora a curto e médio prazo, aliado a força que o consumidor tem e vai ter por muitos anos, coloca o setor num clima de incertezas e dificuldades. De uma forma simples o setor aplica duas estratégias genéricas:

  1. Liderança em preço, ou seja, ser o mais barato.
  2. Diferenciação, ou seja, ter serviços ou produtos com maior valor agregado que diferencie à farmácia das demais.

Normalmente aplicar as duas estratégias ao mesmo tempo não é possível, pois a liderança em preços vai exigir uma empresa com operação de loja barata, com poucos ou nenhum colaborador para atender o cliente, portanto uma estrutura hierárquica e de pessoal menor e frequentemente menos capacitada e treinada. As despesas para prestar o serviço e comercializar produtos tem que ser baixas.

A liderança em preço tem suas limitações, pois não se podem reduzir indefinidamente as despesas da empresa sem afetar a qualidade do serviço, ferir a legislação trabalhista, sanitária e reduzir o tempo dedicado ao consumidor para a dispensação.

Portanto a principal forma de se garantir a sobrevivência em longo prazo está na inovação e na diferenciação por valor. Temos que usar a nossa inteligência que é a maior, a mais avançada e sofisticada habilidade humana e ser competente o que significa desejar e ser capaz de realizar a coisa certa, no momento certo e da maneira certa.

“Ter uma estratégia mesmo que não muito estruturada, é melhor do que não ter nenhuma”, Pense nisso.

Juan Carlos Becerra Ligos

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