10 dicas para abrir uma farmácia

Fonte: Vetor Soluções


Escreva um manual para os colaboradores

O gestor precisa garantir que os funcionários respondam de forma apropriada diversas situações que podem acontecer no estabelecimento. No manual, inclua a maneira correta de interagir com os clientes e também os comportamentos considerados inapropriados. Exija que todos os novos contratados leiam o manual como parte do treinamento para garantir que estejam atentos aos procedimentos da farmácia.

Analise antes de contratar

Tome cuidado ao contratar todos os seus funcionários. Verifique os antecedentes deles, entreviste-os e veja se estão a par do trabalho. Um empregado ruim pode prejudicar sua empresa dando má reputação a ela.

Contratando profissionais para sua farmácia

No Brasil, todas as farmácias precisam de um farmacêutico licenciado na equipe durante o horário de funcionamento. Por isso, é essencial ter este profissional no seu estabelecimento.

Os técnicos em farmácia também são importantes, pois ajudam os farmacêuticos contando pílulas, digitando prescrições e fazendo ligações.

Contratar pessoas para tomarem conta do caixa é essencial, pois garante que a loja funcione bem e evita filas.

Já o estoquista mantém a loja organizada, suprida e limpa. Desta forma, seus clientes estarão sempre satisfeitos.

Caso precise, contrate um segurança para ajudar a evitar roubos e manter seu negócio seguro.

Obtenha equipamentos

Para preparar sua drogaria para a inauguração será preciso adquirir os seguintes equipamentos: computadores e todos os softwares necessários, caixas registradoras, telefones e linhas telefônicas, estoque, como toalhas de papel, remédios e produtos sem prescrição, alimentos, produtos de limpeza e qualquer outra coisa que você queira vender.

Monte sua farmácia

O layout é essencial para fazer com que as pessoas queiram comprar no seu estabelecimento. Nossas dicas são organizar os itens nas prateleiras por sessão e identificá-los através de placas, contar com corredores largos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e separar uma área para aconselhamento, onde o farmacêutico possa orientar o paciente.

Tenha todas as licenças

Será necessário consultar as leis locais para atender todas as qualificações para abrir seu negócio. Consulte um advogado e saiba das leis do seu ramo de atuação. Preencha toda a papelada que precisa e vá para a próxima dica.

Abra sua farmácia antes do “grande dia”

Todo novo negócio terá alguns problemas que precisarão ser resolvidos, por isso, abra antes da grande inauguração oficial e resolva questões que estão pendentes.

Faça propaganda da sua farmácia

Antes de abrir seu estabelecimento, garanta que no dia da inauguração, toda a comunidade conheça seu negócio. Você pode usar as mídias sociais, banners nas caixinhas de correio dos moradores da região e até mesmo um cartaz enorme na porta da sua loja.

Faça uma grande festa

Com tudo acertado, anuncie a inauguração oficial para a comunidade local. Com um grande evento, você fará com que a população saiba da abertura da sua farmácia.

Junte-se a outros profissionais

Recomendação de médico pode ser uma ótima maneira de aumentar sua base de consumidores. Caso haja um consultório médico por perto, apresente-se e pergunte se pode deixar cartões de visita e banners no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *