Consultoria farmacêutica

Consultoria farmacêutica – Aproveite este serviço!

No varejo muitos empresários se perguntam: “O que é uma consultoria”? E a segunda pergunta que logo vem à cabeça é:” Será que a eu preciso de uma consultoria?”

Consultoria pode ser definida como um serviço de aconselhamento por pessoas qualificadas, especializadas e especialmente treinadas para dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas na área sanitária as quais podem por em risco a saúde da população e gerar penalidades por não atender a regulamentações pertinentes ao setor, além de propor oportunidades de melhoria, através de uma visão sistêmica e personalizada. A consultoria analisa estes problemas e aponta soluções, chegando até a facilitar a implantação ou indicar assessores para que o façam, mas o consultor não participa diretamente da implantação das soluções e aí está justamente a maior diferença entre consultoria e assessoria.

O serviço de consultoria farmacêutica oferecido acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente no que se refere às legislações sanitárias que devem ser atendidas por farmácias e drogarias, identifica as soluções e recomendar ações. De posse dessas informações, o responsável técnico e legal desenvolvem, implantam e viabilizam o projeto de acordo com a necessidade específica de cada drogaria com o auxilio do consultor.

A consultoria inclui orientações inclusive na elaboração e organização da documentação necessária e exigida em legislação como Manuais, POPs, PGRSS, Registros, Treinamentos, Qualificação de fornecedores, AVCB, CLCB, PCMSO, PPRA, e demais documentos necessários para garantir as Boas Praticas de Dispensação em Farmácias e Drogarias.

Com relação à segunda pergunta, a pergunta correta seria: “Quem nos dias de hoje não precisa de consultoria?”.

As Farmácias e drogarias fracassam, na sua maioria, por não possuir o conhecimento e a prática adequada a gestão da empresa. Passar conhecimentos atualizados e praticas do dia a dia que possibilitem a identificação e os caminhos para solucionar ou evitar possíveis problemas na esfera sanitária, através de um processo interativo com o objetivo de auxiliar nas decisões e ações que precisam ser tomadas. A consultoria não tem a finalidade de controlar a situação, mas de interagir e orientar.

Juan Carlos Becerra Ligos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *