Indicadores financeiros Majister

O que não é “medido” não é gerenciado!

O erro mais comum nas drogarias é trabalhar às cegas, sem dados cofiáveis e em muitos casos mesmo tendo estes dados não os conseguem transformar em informações para tomar decisões. Não adianta ter números e dados se não estiverem fornecendo informações para solucionar problemas e/ou melhorar o performance na gestão da drogaria; assim estas empresas acabam tendo um baixo desempenho por administrar de maneira ineficiente os seu recursos, o que eleva os custos e a perda de clientes. Toda empresa deve sempre melhorar a eficiência nas operações e promover ações a fim de aumentar o desempenho e lucratividade.

Há uma diferença entre Gestão e Governança corporativa. A Governança garante as necessidades de todas as partes interessadas na empresa, a fim de proporcionar um consenso sobre os objetivos, direção a ser seguida e monitora o desempenho alinhado com os objetivos e direção definida. A governança corporativa proporciona condições para que líderes empreendedores exerçam a coordenação e a condução das organizações, possibilitando um aprimoramento dos negócios. Segundo a definição do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa): “sistema pelo qual as organizações são dirigidasmonitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle”.

Já a Gestão constrói atividades, processos e os monitora na direção definida pela Governança no sentido de atingir os objetivos por ela traçados, alinhados com a missão e visão da empresa.

Qual é a sua função dentro da empresa Governança ou Gestão? Você tem profissionais capacitados para gestão financeira?

Gestão financeira é muito mais do que um controle de contas a pagar e a receber, é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Uma eficiente gestão financeira permite saber a atual situação econômica da empresa e fornece informações que permitem um planejamento com o objetivo de melhorar os resultados.

Toda a empresa precisa de um planejamento financeiro para atingir os objetivos e metas; assim primeiro precisamos definir a onde queremos chegar e qual caminho devemos tomar.

Como saber se alcançamos ou nos aproximamos dos nossos objetivos e metas? É ai que entram a elaboração e a gestão dos indicadores financeiros que devem servir de referência para a tomada de decisões e o desenvolvimento ou alteração das estratégias.

Imagine que sua drogaria se preocupa em oferecer um atendimento de qualidade e excelência como ferramenta na fidelização de clientes. Como saber se esta estratégia esta trazendo resultados?

Ou se na contramão se preocupa em oferecer preço baixo. Como saber se esta melhorando o resultado econômico da drogaria?

São os indicadores que a empresa desenvolve e/ou elege que servem de referência para medir se o esforço dispensado atingiu os objetivos. Os indicadores financeiros são um dos itens do planejamento financeiro que quantifica, mede as ações ou investimentos realizados no âmbito da drogaria.

Vejamos os mais importantes nas drogarias:

LUCRO LIQUIDO, se trata do ganho que se tem depois de realizar todos os pagamentos da drogaria, inclusive impostos, ou seja, o lucro que realmente a drogaria recebe no período (Mensal, semestral, anual).

BALANÇO PATRIMONIAL, representa uma foto da empresa em determinado momento especifico; organiza tudo que a empresa possui e tudo que ela deve.

RENTABILIDADE, reflete a capacidade de gerar receitas. Indica o percentual de retorno obtido sobre o valor da empresa, sobre o capital que esta investido na drogaria. A remuneração sobre o patrimônio líquido que é a representação da riqueza efetiva da empresa; Neste grupo, são reunidas informações como o valor que foi investido no negócio, os lucros que foram gerados e estão aguardando a distribuição entre os sócios/acionistas e reservas de valores. Este índice é muito importante pois demonstra o retorno sobre o investimento e permite comparar com o de outras empresas do setor e/ou outras formas de remuneração de rendimento do mercado.

LUCRATIVIDADE, indica o percentual de retorno sobre as vendas efetuadas pela drogaria. É importante observar que uma empresa pode ser LUCRATIVA e não ser rentável devido a altas despesas administrativas, juros e má gestão de recursos.

A DRE (Demostrativo de Resultados) de um determinado período (mensal, semestral, anual) que organiza e resume tudo que a drogaria recebeu dos clientes e tudo que pagou neste período.

Definidas as metas para o lucro liquido desejado, alinhado com a missão e visão da empresa, devemos estabelecer objetivos para outros índices que fazem parte da gestão financeira e que vão definir o lucro liquido, rentabilidade e lucratividade são eles:

VENDAS, de produtos ou serviços constitui a base das operações das empresa, ou seja, neste caso especifico o dinheiro recebido, nestas operações. As quais devem também ter uma meta.

CMV (custo da mercadoria vendida), que igualmente exige uma meta; Um percentual das vendas.

DESCONTO médio praticado pela drogaria; Estabelecer um desconto médio máximo.

DESPESAS que também devem ser estimadas e planejadas, alias falando de despesas estas devem ser revisadas constantemente pois são como “unhas” estão sempre crescendo, não podemos deixar que fujam da meta estabelecida, que deve ser rigorosamente cumprida.

São esses indicadores que no final das contas, vão servir como referencial para avaliar se os esforços e ações realizados na empresa estão dando resultado.

Uma drogaria que não possui uma gestão financeira adequada baseada em indicadores financeiros confiáveis e verdadeiros me lembra um avião em pleno voo sem nenhum instrumento de navegação.

“A qualquer momento pode sofrer um acidente, geralmente fatal”

Pense nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *