Líder Criativo

Uma das questões que ocorre nas farmácias de pequeno e médio porte é falta de liderança. As pessoas que estão normalmente nesta função não tem perfil e capacitação adequados. As empresas por outro lado, não investem na formação e capacitação de quem ocupa esta posição, que na maioria das vezes é exercida pelos donos da farmácia; Em caso de sociedades é frequente a divergência de objetivos e estratégias entre os sócios tornando a empresa um verdadeiro “samba do crioulo doido”. Os donos precisam entender de uma vez por todas o que significa liderança nos dias de hoje e se não tem as pessoas certas as precisam contratar.

A liderança imposta não traz resultados, ao contrario tenho visitado muitas farmácias onde os colaboradores tem uma percepção negativa dos seus superiores e assim além de falar mal deles, para os clientes e demais colaboradores, não dão o melhor de si no trabalho, estão desmotivados sem animo para servir. Ao contrario o verdadeiro líder é visto como uma pessoa agregadora que têm a admiração de quase toda equipe. O novo líder deve ser um mediador de pessoas, um especialista na arte do relacionamento humano, deve promover o engajamento de todos os colaboradores com o proposito da organização. Na maioria das vezes as pessoas mudam de emprego devido à liderança. Portanto ser líder deve ser uma conquista e não uma imposição.

Mas não basta nos dias de hoje ser um bom líder é necessário ser um líder criativo.

Criatividade é a capacidade de gerar novidades, é um rearranjo de conhecimentos, que estão dentro de cada um de nós, que acaba germinando ideias uteis para impulsionar o crescimento e solucionar problemas.

Conhecimento é a instrução, o saber a informação que têm utilidade.

Portanto a nossa criatividade esta diretamente relacionada ao conhecimento, quanto mais conhecimento temos, mais combinações novas somos capazes de criar. Mas precisamos exercitar usar técnicas e desenvolver um ambiente que estimule a criatividade, reconhecendo e premiando as ideias criativas.

Não aceitar o que é uma verdade indiscutível, sem antes pensar sobre essa suposta verdade. Ter raciocínio critico e não se basear só no bom senso comum, pois pode haver uma alternativa melhor.

O líder criativo precisa desenvolver a capacidade de olhar a nossa farmácia com outros “olhos”, e ver coisas novas.

Mas cuidado invenção não é inovação. Invenção é uma ideia, com alto grau de novidade, porem não tem utilidade e ou não há adesão da sociedade. Já a inovação é também uma ideia criativa, com alto grau de novidade, mas que tem utilidade, adesão da sociedade e traz resultados econômicos para a farmácia.

O verdadeiro líder de hoje: “não castiga, mas impele o que não doutrina, mas desperta a curiosidade e a acompanha, o que não impõe, mas seduz o que não quer ser modelo nem exemplo, mas companheiro de jornada” (Lya Luft, 1997, p. 157).

“As qualidades mais valorizadas para ser um bom líder serão o autoconhecimento, o reconhecimento das emoções e o equilíbrio”. Diniz (2008)

Perfil do líder criativo:

– É sempre proativo.

– Agrega ideias, trabalha em equipe não é um ditador.

– Reconhece e aproveita oportunidades, foca as oportunidades. Não fica simplesmente resolvendo problemas.

– Têm capacidade de diferenciar o que é tendência e o que é modismo passageiro.

– Concentra-se no que atende aos interesses dos clientes e farmácia.

– Tem a mente aberta, para ouvir outras pessoas.

– Esta sempre se atualizando, capacitando, ampliando seu conhecimento,  estimulando novas ideias, a criatividade, a inovação. Motiva diariamente os colaboradores a trabalhar como um “time”.

– Esta sempre atrás de feedbacks para melhorar a sua performance e dá retorno sobre o desempenho aos colaboradores. Diz o que pensa com palavras produtivas que esclarecem ao invés de germinar raiva ou confusão. Escuta com equilíbrio, o que as outras pessoas pensam dele.

– Tem como principio ajudar as pessoas a ampliar o seu conhecimento, a “aprender e apreender” coisas novas que as dignificam como seres humanos e profissionais.

Portanto precisamos investir em liderança, treinar, educar, capacitar e colocar as pessoas com DNA para esta função.

Pense nisso: Sua empresa tem programas de educação, capacitação continua que ampliam o conhecimento? A sua empresa investe em liderança? Você têm um verdadeiro líder agregador, ou ditador? Você tem um ambiente que estimule a criatividade na sua farmácia?

Ou sua farmácia inova ou fecha!

Juan Carlos Becerra Ligos

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