Top 10 problemas financeiros

Gestão financeira é muito mais do que um controle de contas a pagar e a receber, é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Agrega todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros da farmácia.

Para esta tarefa precisamos de profissionais competentes, ou seja:

  1. Ter os conhecimentos inerentes ao desempenho da função
  2. Planejar como serão captados e aplicados de forma eficiente os recursos da farmácia
  3. Analisar os dados apurados, em outras palavras, estudar esses dados e compreender como podem ajudar a melhorar o desempenho da empresa, o que significam.
  4. Usar os indicadores para desenvolver estratégias, com o objetivo de melhorar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços da farmácia ou drogaria; Para isso não basta querer, precisa existir a vontade de fazer, mas fazer bem feito!

Vamos a seguir listar o TOP 10 dos principais problemas na gestão financeira em farmácias e drogarias:

  1. Tem preços errados – Não sabe com quanto cada produto deve contribuir para não dar prejuízo, ou seja, que margem deve adicionar aos produtos que comercializa; que será diferente para cada linha de produtos ou mesmo para cada produto, dependendo de uma analise de fatores inerentes a cada empresa.
  2. Descontos arbitrados – Os descontos são arbitrados e não existe uma analise profissional do desconto que talvez precise ser concedido, para cada linha de produtos ou mesmo cada produto. Não tem ideia do impacto dos descontos que estão praticando no lucro final da farmácia. Só ao final do mês virá à surpresa. Cada colaborador dá um desconto de acordo com a vontade pessoal dele.
  3. Não tem uma Política de Compras – Não tem meta de compras, ou seja, uma meta para o CMV (Custo da Mercadoria Vendida), não usam a curva ABC, para a compra de produtos, não trabalham com estoque mínimo e máximo, não usam o prazos oferecidos pelos fornecedores adequadamente, ou compram a vista achando que estão levando vantagem. Nem sempre um desconto à vista é mais vantajoso do que uma compra a prazo que garanta a venda ao cliente, antes do pagamento ao fornecedor. Esta decisão exige uma analise mais apurada, levando em consideração o giro do produto, o valor do produto e o desconto oferecido para a compra à vista.
  4. Possui Estoques inadequados – Como não existe uma politica de compras, os estoques normalmente são inadequados e de baixa qualidade, ou seja, produtos de baixo giro que ficam parados sem gerar nenhum beneficio ao contrario estão gerando prejuízo uma vez que se trata de dinheiro parado, se desvalorizando dia a dia.
  5. Impostos/taxas – Não conhecem os impostos e taxas que efetivamente tem que ser pagos. Não verificam qual seria o melhor enquadramento tributário para a empresa, assim acabam pagando impostos a mais e taxas indevidas pelo o segmento.
  6. Tem Perdas exageradas – Vencem muitos medicamentos/produtos, ocorrem furtos, avaria e erros administrativos (Erros de precificação, lançamentos errados no estoque, inadimplência, entre outros), que esta muito acima do que seria aceitável segmento.
  7. Despesas que não são quantificadas e incompatíveis com o faturamento – Salários, Encargos folha- 13 sal, férias, pró-labore, lastro demissões/rescisões, taxas de cartões/aluguel maquinas/manutenção de contas, depreciação do imobilizado (Computadores, instalações, motos entre outros).
  8. Falta ou excesso de Capital de giro– Normalmente as empresas desconhecem o valor de dinheiro que deve estar disponível na “conta da corrente” necessário para manter as operações diárias por um período de tempo.
  9. Furos no caixa – Diferenças de “caixa” que ocorrem frequentemente, que não são investigadas e muito menos quantificadas.
  10. Tomada de decisões sem analise do impacto econômico na empresa – É comum o empresário tomar certas decisões sem saber “o que esta fazendo”. Quando tomamos decisões como, por exemplo, vamos parcelar as compras em 3 vezes, vamos vender a preço de fábrica todos os anticoncepcionais ou pior vamos dar um desconto de 15% em todos os medicamentos de referência; É preciso prever algumas situações: Qual é impacto desta ação no Lucro Bruto da farmácia? Qual é o resultado esperado? Quanto terá que aumentar o nosso faturamento para superar a perda? Teremos que investir? Quanto trabalho e esforço, a mais vai exigir esta ação? Como vamos medir o resultado, quais serão os indicadores de desempenho, a cada quanto tempo faremos uma analise dos resultados? Quanto tempo vai durar a ação?

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