Planejar, Motivar, Organizar e Controlar

Estamos começando um novo ano; Na verdade é tudo uma continuação, mas nesta época nos impomos algumas reflexões, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade e consequentemente a nossa. Neste sentido gostaria de iniciar está matéria sugerindo que façamos um teste; Começamos o ano estressados com tantas noticias ruins; Não devemos deixar que as nossas decisões de como viver sejam, apenas baseadas nestas informações. Tanto como empreendedor como na vida pessoal, deveríamos tomar decisões usando mais a nossa intuição e menos o lado racional. A sabedoria esta sendo substituída pelo conhecimento e o conhecimento pela informação. Assim nos deixamos influenciar por essa enxurrada de notícias ruins que os meios de comunicação veiculam e acabamos tendo a nossa vida dirigida pelo que vem de “fora” de nós. Precisamos mergulhar no nosso “mar interior” e escutar a nossa intuição assim seremos nós a estabelecer o rumo da nossa vida e não as informações que vem de fora! Estamos nos conectando mais com o meio exterior e desconectando com o nosso interior. Este ano vamos escutar e tomar decisões baseadas mais na intuição do que na razão e ver o que acontece.

Recentemente fiquei sabendo de uma situação inusitada que ocorreu em uma farmácia de manipulação; Num determinado dia todos os colaboradores se recusaram a entrar para trabalhar a menos que a farmacêutica gerente do estabelecimento fosse demitida, caso contrario, todos pediriam demissão, naquele momento. Diante desta situação os proprietários demitiram a farmacêutica gerente.  Isto me leva a seguinte reflexão: São as pessoas que vendem, servem o cliente, tomam decisões, supervisionam, motivam e gerenciam outras pessoas. Portanto as empresas são no fundo um conjunto de pessoas.

Esta compreensão alterou a formação do Responsável Técnico ou gestor, que passou a ser composta não apenas por conhecimentos e habili­dades técnicas, mas também por habilidades humanas.

É fundamental que os profissionais que atuam no varejo farmacêutico, sejam eles líderes, sejam eles liderados, compreendam que para que haja o bom desempenho das atividades, é imprescindível que adotemos as melhores práticas de relacionamento e de trabalho em equipes.

A globalização do varejo farmacêutico o avanço da tecnologia, o impacto das mudanças e a busca da qualidade nos serviços prestados contribuíram na identificação de que o grande diferencial e a principal vantagem competitiva das farmácias são das pessoas que nelas trabalham.

No dia a dia, ao liderar a execução de um determinado traba­lho, um administrador, gerente, deverá descobrir e entender o que motiva as pessoas de sua equipe a produzir mais e melhor, e ainda estimular a vontade de fazer, mas de fazer bem feito e adotar essas práticas para que to­dos trabalhem desenvolvendo serviços de qualidade, para que as metas e objetivos superem as expectativas dos administradores, acionistas, proprietários.

O gerente deve compreender o papel imprescindível das pessoas em seu trabalho. É necessário determinar corretamente as funções importantes que cada uma deve executar prepará-las, motivá-las e acompanhar seu desempenho, fornecendo feed backs, avaliações justas e sinceras, constantemente para que cada uma tome ciência do seu desenvolvimento e, ainda, garantir que os objetivos serão alcançados ou ainda que o colaborador não se surpreendesse em ser demitido.

Para isso, o gestor deverá conhecer os principais elementos de um processo de administração e atuar com eles. De um modo geral isso envolve: planejar, motivar, organizar e controlar.

PLANEJAR

Determinar de modo preciso, objetivos e metas que deverão ser alcançados pela empresa, e ainda desenvolver uma metodologia de trabalho que demonstre como essas metas e esses objetivos serão alcançados.

MOTIVAR

Existem alguns fatores que oferecem estímulos para o colaborador realizar tarefas, e, nesse caso, não estamos falando apenas de dinheiro ou segurança. Há também alguns outros fatores que podem ter esse efeito sobre a satisfação no ambiente corporativo (CASTRO; MARIA, 1999). Descobrir de forma personalizada o impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos e os da empresa.

ORGANIZAR

“Quem vai fazer o que”, ou seja, colocar as pessoas certas para cada atividade e ainda organizar os recursos financeiros e técnicos necessários para atingir os objetivos e metas determinadas, agregando assim os recursos da farmácia.

CONTROLAR

O controle está relacionado com a administração das pessoas significa comparar os resultados que estão sendo obtidos com a metodologia de trabalho desenvolvida e também o desempenho de cada colaborador, fazendo os ajustes necessários para que sejam atingidas todas as expectativas. Controlar envolve feedback dos resultados e acompanhamento das ações.

A somatória das competências profissionais, que são os conhecimentos, habilidades e a conduta que os profissionais utilizam ao exercer a sua atividade na farmácia, e o bom relacionamento entre as pessoas no trabalho é o principal fator para superar as metas e objetivos propostos garantindo resultados além das expectativas.

Assim verifica-se que as competências mais requisitadas no varejo são as de liderança e gestão de pessoas onde a demanda excede em muito a oferta.

Pense nisso!

Juan Carlos Becerra Ligos

 

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